Carregando...
R$ 3,95

Acessibilidade

Para manter o transporte coletivo caxiense adequado e acessível a todos os públicos, são oferecidas opções e facilidades que objetivam atender às necessidades de quem precisa de atendimento diferenciado. Tais adaptações são realizadas observando-se a viabilidade técnica e operacional, além das normatizações vigentes. Abaixo segue uma relação das adaptações existentes atualmente e os públicos a que se destinam:

 

Assentos reservados: nos ônibus há assentos especialmente reservados para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e obesos. Esses assentos possuem um braço de apoio móvel que facilita a mobilidade e melhora o conforto dos passageiros.

 

Balaústres (pega mãos) e degraus na cor amarela: facilitam o acesso a pessoas com baixa visão, pois a cor amarela promove alto contraste com o fundo do ônibus e facilita a visualização desses pontos.

 

Cartão Passe-Livre adicional para acompanhante de pessoa com deficiência: quando comprovada a necessidade, a pessoa com deficiência recebe um cartão adicional ao cadastrar seu passe-livre para que um acompanhante possa auxiliá-lo no transporte.

 

Passagem especial para pessoas com dificuldade de passar a catraca: obesos, gestantes e pessoas que comprovadamente possuem dificuldade de passar a catraca podem adquirir, na Central de Relacionamento com o Cliente, uma passagem especial que permite ao cliente descer pela porta da frente do ônibus.

 

Elevadores de embarque e espaço reservado a cadeirantes: destinados a facilitar o embarque de pessoas com deficiência que utilizam cadeira de rodas. Atualmente distribuídos em 46% da frota operacional e todas as linhas.

 

L. 62 Linha Especial para PCDs - Transporte porta a porta: Linha regulamentada no Edital de Licitação – Concorrência Nº. 143/99, Anexo VI que trata do Serviço Especial para Portadores de Deficiência Física Motora (PPD’s).

 

O transporte porta a porta é um serviço oferecido a pessoas com deficiência através de agendamento prévio. Após agendamento, um ônibus especial adaptado busca a pessoa em casa e a leva para o local agendado e busca, conforme necessidade. O PCD (Pessoa com Deficiência) entra em contato com a SMTTM (Secretaria Municipal de Trânsito,Transportes e Mobilidade Urbana) e solicita o transporte. A SMTTM analisa o pedido e encaminha a VISATE (Setor Norte) o nome e endereço para o atendimento. A VISATE encaminha o ônibus para atendimento conforme a região que o usuário reside ou tenha seu compromisso.

 





FIQUE SABENDO

Cadastre seu e-mail para receber informações sobre mudanças nas nossas linhas.