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Por que a VISATE é a única empresa de transporte público de Caxias do Sul?

A VISATE tem exclusividade na operação do transporte público em Caxias do Sul porque ganhou a concessão de todas as linhas do município na última licitação. No entanto, a empresa não decide os rumos do transporte público na cidade, pois é diretamente subordinada à prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

Como são definidas as linhas e os horários que a VISATE executa?

As linhas e os horários são definidos pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). A VISATE apenas cumpre o que é determinado pela prefeitura.

Como solicito alteração de horários e itinerários?

O órgão responsável por atender a essas solicitações é a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), no telefone (54) 3290.3900.

Quem realiza a manutenção das paradas de ônibus?

Todos os meses, a VISATE destina para a prefeitura cerca de 100 mil reais que devem ser aplicados na manutenção e na restauração das paradas de ônibus. Para solicitar reparos, entre em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), no telefone (54) 3290.3900.

Como são tratados os registros no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)?

Os relatos são recebidos por meio de contato telefônico ou site, com registro no sistema que gera protocolo para posterior retorno ao cliente. O retorno é dado em até cinco dias úteis após o registro, com depoimento da situação e tomada de ação eficaz para evitar que o problema volte a acontecer. Após 15 dias, o SAC faz contato novamente com o cliente para conferir se houve ou não a repetição da situação.

A frota da VISATE é adaptada de acordo com as Leis de Acessibilidade?

Sim, 100% da frota é adaptada de acordo com as leis de acessibilidade. Para manter o transporte público acessível para todos, oferecemos algumas facilidades. As adaptações são realizadas de acordo com a viabilidade técnica e operacional, além das normas vigentes. Confira algumas práticas:

 

Assentos reservados: na parte da frente dos ônibus, são destinados para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, pessoas com deficiência e obesos. Esses assentos possuem um braço de apoio móvel que facilita a mobilidade e proporciona mais conforto.

 

Balaústres e degraus em cor diferenciada: o amarelo facilita a visualização de pessoas com baixa visão, já que se contrasta bastante com o fundo do ônibus e facilita a visualização desses itens.

 

Passagem especial para pessoas com dificuldade de passar a catraca: obesos, gestantes e pessoas que comprovadamente possuem dificuldade de passar a catraca podem adquirir, na Central de Relacionamento com os Clientes, uma passagem especial que permite o desembarque pela porta da frente do ônibus.

 

Elevadores de embarque e desembarque e espaço reservado para cadeirantes: ao menos um ônibus em cada linha para facilitar o embarque e desembarque de cadeirantes.

 

Cartão  de passe livre adicional para acompanhante de pessoas com deficiência (PCDs): quando comprovada a necessidade e autorizado pela SMTTM, a pessoa com deficiência recebe um cartão adicional de acompanhante para que um familiar auxilie no transporte.

 

L62 Especial para PCDs (transporte porta a porta): é um serviço oferecido para PCDs, por meio de autorização da SMTTM e agendamento prévio. Se autorizado, o motorista vai com ônibus adaptado até a casa do beneficiário, o leva até o seu compromisso e após retorna para a casa do usuário.

 

 

 

A VISATE aceita cédulas de dinheiro danificadas?

O Banco Central do Brasil é responsável pela emissão das cédulas de dinheiro do país e tem como objetivo mantê-las em boas condições de uso. Por isso, a instituição indica que as cédulas que estiverem danificadas sejam retiradas de circulação. A VISATE reforça a informação do Banco Central de que as estas podem ou não ter valor, dependendo do grau de dano apresentado. Confira:

Cédulas com valor: inteiras, porém desgastadas pelo uso; dilaceradas, porém consertadas (apresentando mais da metade do tamanho original); danificadas por traças, cupins ou fogo, desde que apresentem mais da metade do tamanho original e cédulas inteiras com caracteres ou desenhos estranhos.

Cédulas sem valor:rasgadas, cortadas, danificadas pelo fogo, traça, cupim ou agente químico afetando mais de 50% do tamanho original ou que apresentem manchas avermelhadas.

É permitido o transporte de animais nos ônibus do transporte público de Caxias do Sul?

Não é permitido o transporte de animais nos ônibus do transporte público. Conforme Lei Complementar nº 377/2010 o transporte de animais domésticos em coletivo urbano é uma infração, salvo cão-guia para deficientes visuais. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece que o mesmo espaço usado por um deficiente físico pode ser usado pelo deficiente visual. Em caso de ocupação da área reservada, o deficiente acompanhado do cão-guia pode ocupar o banco duplo mais próximo deste local.

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